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terça-feira, 22 de março de 2011

CUBISMO
Movimento das artes plásticas, sobretudo da pintura, que a partir do início do século XX rompe com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o
Renascimento. É o mais influente movimento deste século.                                                             Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Revelam, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo.
Retratam formas geométricas como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de objetos que pintam. Por isso o movimento
ganha, numa ironia, o nome de cubismo. As cores em geral limitam-se a preto, cinza, marrom e ocre.                                                                                                                                         O cubismo tem três características principais:                                                      1.Demonstra os objetos escolhidos em cubos.                                                                      2.Descreve as naturezas morta com poucas cores fazendo contraste o claro e o escuro com sombra muito carregadas.                                                                                                                 3. Não e utilizada a perspectiva, os desenho dominado por figuras geométricas são sobrepostos.                                                                                                                                 O movimento surge em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, do espanhol Pablo Picasso. Também se destaca o trabalho do ex-fauvista
francês Georges Braque (1882-1963). Em ambos é nítida a ascendência da arte africana. O cubismo é marcado ainda pelo pós-impressionista francês Paul
Cézanne, que representa a natureza com formas semelhantes às geométricas.                                 Essa primeira fase, chamada de cézanniana ou protocubista, termina em 1910. Começa então o cubismo mesmo, conhecido como analítico, no qual a
forma do objeto se submete à superfície bidimensional da tela. O resultado final aproxima-se do abstração. Na última etapa, de 1912 a 1914, o cubismo
sintético ou de colagem constrói quadros com jornais, tecidos e objetos, além da tinta. Os artistas procuram tornar as formas novamente reconhecíveis.                                                     O cubismo manifesta-se também na arquitetura, especialmente na obra de Corbusier, e na escultura. No teatro, restringe-se à pintura de cenários de
peças e balés feita por Picasso.
Literatura                                                                                                                Os princípios do cubismo aparecem na poesia. Desmonta-se a linguagem em busca da simplicidade e do que é essencial à expressão. O
resultado são palavras soltas, escritas na vertical, sem a tradicional continuidade. O expoente é o francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que influencia
toda a poesia contemporânea. Ao dispor versos em linhas curvas, transforma-se em precursor do concretismo.
O Cubismo no Brasil
O cubismo só repercute no país após a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintar como os cubistas é considerado apenas um
exercício técnico. Não há, portanto, cubistas brasileiros, embora quase todos os modernistas sejam contagiados pelo movimento. É o caso de Tarsila do
Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Orientações Gerais para às aulas de Arte
«Todas as aulas é obrigatório que o(a) aluno(a) esteja com seu material que é de uso individual(caderno,portfólio e apostila) em mãos . Caso isso não ocorra o(a) aluno(a) terá  decrescida sua nota de participação ;
«Os trabalhos deverão ser entregues no horário previamente marcado. Em caso de atraso, serão decrescidos cerca de 10% do valor total por dia de atraso;
« Os trabalhos deverão estar de acordo com as exigências de padronização pré-estabelecido pelo professor. Caso isso não ocorra o trabalho terá seu valor decrescido de acordo com as suas variações do formato previamente determinado;
« Em caso de atraso de chegada em sala de aula, o aluno deverá pedir permissão ao supervisor escolar e ao professor para entrar em sala. Atrasos frequentes não serão tolerados (exceto por força maior);
« Para computar pontos no caderno o aluno deverá receber o visto do professor em tempo previsto. Atividade sem visto não será computada na nota do caderno;
« Toda a atividade de sala deverá ser realizada dentro do tempo previsto pelo professor;
« As atividades de sala de aula ou de casa deverão ser realizadas individualmente;
« Caso o aluno empreste o caderno para que o colega copie as resposta, os dois não receberão visto; No caso da cola ocorrer sem a permissão do dono do caderno, o aluno “colador” não terá o visto na atividade.
« Em caso de ausência do aluno na aula este deverá, na aula seguinte, apresentar a tarefa efetivada da aula perdida;
«As notas nos quatro bimestres são assim divididas:
5,0 pts. de participação em sala de aula;
10,0 pts. trabalhos do portfólio e / ou apresentações de trabalhos;
10,0 pts. prova bimestral
«Caso o (a) aluno(a) perda alguma das atividades avaliativas do bimestre,ele somente será avaliado com apresentação de um atestado médico (exceto por força maior).
ANÁLISE DE TEXTO
REFLETINDO...
TEXTO:SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

Caríssimos alunos,que tenhamos a capacidade de transformar nossa Escola em uma orquestra e que façamos a diferença neste ano de trabalho que teremos juntos.Que Deus ilumine nossos caminhos e que tenhamos a perseverança para vencer mais esta maravilhosa caminhada escolar.
... Eu participo, tu participas,nós participamos e assim,juntos,transformamos realidades!
SEJA BEM VINDO E UM ABRAÇO CHEIO DE AMIZADE.
                        PROF. WILIAM MOTA
DINÂMICA:ENTREVISTA MUSICAL
1)QUANDO VOCÊ NASCEU?                                                                                        Eu nasci ,a dez mil anos atrás,e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais... (Raul Seixas “Eu nasci há dez mil anos atrás”)
2)QUANTOS AMIGOS VOCÊ QUER TER?                                                                              Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...(Roberto Carlos “Eu quero apenas”)
3)QUAL O SEGREDO PARA VOCÊ MANTER-SE SEMPRE JOVEM?                                 É o amor,que mexe com minha cabeça e me deixa assim.Que faz eu lembrar de você e esquecer de mim.Que faz eu entender que a vida é feita para viver...(Zezé De Camargo e Luciano “É o amor”)
4)NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO A QUEM VOCÊ RECORRE?                             Jesus Cristo,Jesus Cristo,eu estou aqui...(Roberto Carlos “Jesus Cristo”)
5)ONDE VOCÊ MORA?                                                                                                   Moro num país tropical.Abençoado por Deus e bonito por natureza.Oh,que beleza!Oh,que beleza!(Ivete Sangalo “País tropical”)
6)O QUE VOCÊ FAZ DIANTE DOS PROBLEMAS E DIFICULDADES QUE A VIDA TE OFERECE?
            Toda pedra do caminho/Você pode retirar/Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar/Se o bem e o mal existem/Você pode escolher/É preciso saber viver
/É preciso saber viver...(Titãs “É preciso saber viver”)
7)COMO VOCÊ SE SENTE QUANDO ESTÁ DISTANTE DAS PESSOAS QUE MAIS GOSTA:NAMORADO(A),FAMÍLIA,AMIGOS,COLEGAS DE CLASSE,ETC.?
Avião sem asa, fogueira sem brasa / Sou eu assim sem você / Futebol sem bola, / Piu-Piu sem Frajola / Sou eu assim sem você...(CLAUDINHO E BUCHECHA “Fico assim sem você”)
8)QUANDO VOCÊ CHEGOU NA SUA SALA DE AULA E VIU SEUS COLEGAS,QUAL FOI  A PRIMEIRA COISA QUE PASSOU EM SUA MENTE?
Fácil, extremamente fácil / Pra você, e eu e todo mundo cantar junto / Fácil, extremamente fácil / Pra você, e eu, e todo mundo “FICAR” junto... (Jota Quest “Fácil”)
9)NA SUA ESCOLA TODOS OS DIAS VOCÊ ENCONTRA  SEUS COLEGAS,O QUE ELES SÃO OU SEMPRE SERÃO PARA VOCÊ?                                      Amigos, pra sempre,bons Amigos que nasceram pela fé,Amigos, pra sempre,para sempre amigos sim, se Deus quiser.(Luan Santana “Amigos pela fé”)
10) SE EM 2011 VOCÊ ENCONTRAR ALGUM OBSTÁCULO QUE VENHA A TE DESANIMAR OU A TE DEIXAR COM PREGUIÇA DE SEGUIR EM FRENTE,O QUE VOCÊ FARÁ ?      
Veja! / Não diga que a canção / Está perdida / Tenha em fé em Deus / Tenha fé na vida / Tente outra vez!... (Raul Seixas “Tente outra vez”)                                           
11)A VIDA ESCOLAR É CHEIA DE MOMENTOS MARAVILHOSOS,O QUE VOCÊ FAZ DIANTE DELES?        
Extravasa / Libera e joga tudo pro ar / Eu quero ser feliz antes de mais nada
Extravasa / Libera e joga tudo pro ar, ar, ar, ar, ar, ar, ar...(Cláudia Leite “Extravasa”)
12)EM QUE VOCÊ PENSA NO FINAL DE UM LONGO DIA,SEJA ELE BOM OU RUIM?
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã /Mais uma vez, eu sei / Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã / Espera que o sol já vem... (Legião Urbana “Mais uma vez”)
13)O QUE VOCÊ TEM VONTADE DE FAZER QUANDO APRENDE ALGO COM FACILIDADE OU TEM SUCESSO DIANTE DE ALGUMA ATIVIDADE?
Ah! / Se o mundo inteiro /Me pudesse ouvir / Tenho muito prá contar / Dizer que aprendi... (Tim Maia “Azul da cor do mar”)
14)O QUE VOCÊ ESPERA QUE ACONTEÇA NO FINAL DE MAIS UM ANO LETIVO?                                                                                                                      E vai rolar a festa,vai rolar, os melhores da educação mandou avisar...(Ivete Sangalo “Festa”)
E NO FINAL DE TUDO SÓ RESTARÁ DIZER QUE ...
Valeu a pena /Êh! Êh! / Valeu a pena /Êh! Êh!(O Rappa “Pescador de ilusões”)
CRUZADINHA MUSICAL


Complete cada quadrinho, respondendo as perguntas abaixo Nº 1 ao Nº 10. Ajuda: Há sílabas das respostas, sendo que não faltarão nem sobrarão letras.

Dentro também existem números em alguns quadradinhos que lhe mostrarão uma frase.
Boa sorte!






1


2


3


4

    5


6


7

8

9


10










SÍLABAS DAS RESPOSTAS

RE – XI – AR – VI – A – RAL – O – CO – PE – LO – NO - CO – HAR – LÃO – MO – TE – FO – QUIN – TO – NI – GEN – SOL – NE – TROM – LI - TE - VI – TA – O -

1 - Nome do instrumento de sonoridade doce muito usado em orquestras.
2 - Nome do instrumento muito popular utilizado para interpretar o popular concerto de Aranjuez.
3 - Elemento constituinte da música.
4 - Grupo de pessoas que se organizam para cantar juntos, a uma, duas ou mais vozes.
5 - Conjunto musical de cinco componentes.
6 – Principal responsável de uma orquestra.
7 – Sinal que colocado no começo da pauta, para dar nome de notas aos espaços e linhas da mesma.
8 - Parte separada de um instrumento de corda que ao frotá-las produz som.
9 - Instrumento agudo, de metal, da família dos sopros.
10- Instrumento constituído por membranas de madeira.

Completada a Cruzadinha, junte os números internos e descubra uma frase.

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1  2  3  4   5  6         7  8  9  10 11 12 13 14

O SOM !!!!



Som: palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo percebida pelos ouvidos, ou energia sob a forma de vibrações chamadas ondas sonoras. É a matéria prima da música.
Mas como é feito o som?
Quando vibramos uma corda de aço esticada, por exemplo, produzem-se oscilações no ar que, por sua vez, entram na parte externa dos nossos ouvidos conduzindo as ondas sonoras em direção ao tímpano que vibra.
Essas vibrações que são captadas pelos nossos tímpanos, passam por uma espécie de caracol -chamado clóquea- que há dentro dos nossos ouvidos e são enviadas, através do nervo auditivo, para o nosso cérebro.
O cérebro interpreta esses sons e assim se forma a música dentro da nossa cabeça.
As ondas sonoras ou oscilações podem ser registradas por um instrumento chamado osciloscópio.
É a velocidade da onda sonora quem determina a altura ou afinação do som, e é a amplitude quem determina o volume do som.
O Concorde, único avião supersônico comercial do mundo, é um exemplo da força do som: se ficarmos perto de um avião desses, o ruído de suas turbinas pode facilmente romper nossos tímpanos.
O som que o Concorde produz é classificado como ruído ou barulho, palavras que estão sempre separadas da idéia de som musical e ligadas à idéia ou noção de desordem.
Nos dias de hoje, porém, podemos afirmar que quase todo som pode ser transformado em música. Muitos são os músicos que através de algumas experiências tentam colocar sons de coisas como serras elétricas dentro de estruturas musicais.
Não se sabe ainda se alguém já fez música com o som das turbinas do Concorde, mas, atualmente, essa não é uma possibilidade totalmente descartável.
A linguagem também é fruto do som. Nossa fala ou nossa capacidade de se comunicar através da voz é o resultado de sons produzidos pelas cordas vocais, as quais servem de veículo sonoro a uma idéia na formação das palavras. Esses sons emitidos através da vibração das cordas vocais recebem o nome de fonemas. Assim, todo fonema é som, mas nem todo som é fonema.
Todo som sempre traz junto de si a idéia de harmonia. Como já disse o filósofo Cícero:"unus sonus est totius orations" (todo o discurso tem um tom uniforme).

Introdução
Em virtude do peso que a tradição tem no Ensino da Música, a aprendizagem musical é usualmente vista pela maioria das pessoas, incluindo professores, como estando associada a uma imagem rígida e formal.
Visto que a aquisição de competências musicais depende de elevados níveis de concentração, de esforço continuado, e de resiliência pessoal para superar dificuldades, é absolutamente normal que esta associação entre aprendizagem musical e prazer (que pode derivar das próprias atividades de aprendizagem ou resultar do efeito obtido ao cantar uma canção ou ao vencer um desafio) seja tênue, ou até mesmo inexistente, como podem comprovar as crianças que todos os anos desistem de estudar música.
Como se pode inverter este estado de coisas no Ensino da Música? Uma das formas mais eficazes é por ajudar professores e alunos a mudar a sua perspectiva em relação à aprendizagem musical propriamente dita.
O Jogo                                                                                                  
A palavra Jogo está usualmente associada a entusiasmo e divertimento. O filósofo/historiador holandês Johan Huizinga (1938) apresentou uma definição de Jogo muito interessante:
“Jogo é uma atividade voluntária exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria, e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana”.
Na definição de Huizinga, há a salientar 5 aspectos importantes:
O fato de implicar uma participação ativa (a atividade não existe com agentes com uma participação passiva)
O caráter voluntário da participação na atividade (nunca ninguém joga forçado)
A existência de regras e de um objetivo, uma meta a atingir que é conhecido de todos
O misto de tensão e de alegria envolvidos na atividade
O fato de ser uma atividade ‘especial’, visto que aparenta fazer parte de uma outra dimensão (diferente da realidade) onde o erro e a falha não têm qualquer importância real.
São estas as razões que levam as crianças a gastar horas em jogos de consolas e de computador.
Como professores de música e educadores, como podemos fazer com que as nossas aulas tenham um impacto similar nas crianças? Como podemos fazer com que se sintam vontade de repetir as atividade vezes sem conta?
Perspectiva Tradicional
Na Iniciação Musical o conceito de Jogo (na aprendizagem) está muitas vezes associado ao prazer que se espera que as crianças derivem de determinadas atividades. As sugestões mais comuns dadas por pedagogos e incluídas em manuais de referência incluem atividade tais como jogos com cores, com bonecos, com desenhos.
Contudo, este tipo de atividade apesar de poderem cativar a atenção das crianças, não são atividades musicais, nem desenvolvem competências musicais.
Se quisermos fazer Jogos com valor real para aprendizagem musical, teremos em pegar em atividade lúdicas e transformá-las em jogos ‘musicais’.
No entanto, abordar a Educação Musical na perspectiva do Jogo envolve muito mais do que escolher atividade musicais que proporcionem às crianças prazer na aprendizagem.
Perspectiva Adicional
A aquisição de competências musicais implica que as mesmas atividades sejam repetidas muitas vezes. Isto é particularmente importante ao trabalhar com crianças e com grupos. As crianças em geral precisam que se lhes sejam dadas muitas oportunidades para experimentar e aprender. Além disso, quando trabalhamos com grupos temos de levar em conta que há crianças com diferentes ritmos de aprendizagem.
Portanto, tão ou mais importante que escolher atividade que tenham um formato similar aos jogos do imaginário das crianças, será adaptar uma perspectiva de formação que desvalorize o erro, que estimule a descoberta e que consiga conter o grau adequado de desafio.
Desvalorizar o erro – Por defeito da profissão (visto que a avaliação de desempenho e a medição do progresso e do desenvolvimento dos alunos fazem parte do dia-a-dia dos professores e educadores), há uma tendência generalizada para contabilizar o erro no processo de formação.
No entanto, adotar na aprendizagem musical uma perspectiva similar à que existe num jogo, implica encarar os erros dos alunos como parte importante do processo de aprendizagem, retirar-lhe toda a carga negativa. Visto que a aprendizagem é em parte um processo de busca individual, é somente vital que as crianças não tenham medo de falha/errar ao longo desse processo.
Estimular a descoberta – Em virtude de haver hoje tanta informação sobre o desenvolvimento cognitivo e musical das crianças sob a forma de sequências de aprendizagem (Gordon) e Taxonomias (Hargreaves), muitas vezes os professores e educadores tendem a reduzir a qualidade de estimulação das suas atividades. Uma das consequências usuais consiste na escolha de repertório com menor qualidade, e com menor interesse musical.
No entanto, adotar na aprendizagem musical uma perspectiva similar à que existe num jogo, implica escolher repertório (canções, acompanhamentos lenga-lengas, obras para ouvir) com uma qualidade musical elevada e que cujo nível de complexidade estimule o interesse e a descoberta dos fenômenos musicais. É necessário sublinhar que o tipo de descoberta de a estimular (nas aulas de música) deve ser essencialmente musical e não de fenômenos não-musicais.
Adequar o grau de desafio – Encontrar o equilíbrio entre o grau de simplicidade e de complexidade adequados para as crianças, nem sempre é fácil. Requer perícia e, sobretudo, muita atenção por parte de professores e educadores para entender quando o tipo de atividade proposta é simples demais ou complexa demais.
Os jogos interessantes, e nos quais as crianças gastam mais tempo, são aquelas onde as crianças sentem que conseguem vencer as dificuldades que vão surgindo. Se os professores e educadores conseguirem que as suas atividades tenham o grau adequado de desafio para as crianças, isso vai levá-las a manter níveis de motivação elevados e a prolongar também níveis elevados de atenção.
Quando se conseguem desenvolver Atividades ou Jogos com estas características, a velocidade de aprendizagem musical, e de interesse pela música e pelos fenômenos musical aumenta grandemente.



JOGOS MUSICAIS
·  Ajudam no desenvolvimento natural das crianças;
·  Alivia a tensão interior;
·  Leva a criança a um grande prazer, pelo caráter lúdico e desafiador;
·  Permite a reeducação do comportamento;
·  Aumenta o coeficiente de auto-confiança;
·  Sublima as tendências instintivas;
Sugestões de Jogos Musicais:
1)- Que som é esse?

Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte deve receber um castigo.

2)- Que sons são esses?

A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha. 
Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som. 
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo. 


3)- Cabra cega sonora

As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas e após a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.


4)- Telefone sem fio sonoro

As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento, a primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.


5)- Espelho musical

As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto como se fosse um espelho.


6)- Repetição

As crianças forma dupla uma fica de frente para a outra, o que uma faz a outra deve repetir imediatamente da mesma forma.
As duplas podem trocar as posições, cada vez uma cria e a outra repete.


7)- Regente de intensidade

A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).


8)- Soldados marchando

O professor deve colocar 3 faixas coloridas na sala onde as crianças devem marchar sobre elas com seus instrumentos.
As faixas amarelas podem significar que quando as crianças tiverem marchando sobre ele devem tocar apenas os chocalhos, as verdes os tambores e as vermelhas todos os instrumentos.
Obs. As cores podem ser escolhidas pelo professor.


9)- Tocando o amigo

Escolha duas crianças na sala, as demais pegaram um instrumento e ficaram como estatuas na sala.
Uma das crianças tem a função de tocar seus amigos para que eles comecem a tocar e a outra deve impedir o acontecimento tocando nos amigos que começaram a tocar. O jogo acaba quando 10 crianças começarem a tocar os instrumentos ao mesmo tempo.


10)- Fugindo do amigo

Uma criança deve ser escolhida, enquanto as outras pegam um instrumento.
A criança escolhida deve conseguir tocar em seus amigos para que eles parem de tocar o instrumento, mas seus amigos devem fazer o máximo para que ele não consiga pega-los. O jogo acaba quando ficar apenas uma criança tocando o seu instrumento, então essa será a próxima a correr atrás dos amigos.