Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

ATIVIDADE - ARTE EGÍPCIA

ATIVIDADE DE ARTE EGÍPCIA
ALUNO(A):___________________________ N.º:___ SÉRIE:___
PROFESSOR: WILIAM MOTA
Leia o TEXTO  para responder as questões 01 a 10.  TEXTO   : A Civilização do Nilo
O vale e o delta do rio Nilo já eram habitados desde 5000 a.C. Lá existiam pequenas unidades políticas autônomas chamadas nomos. Os nomos do Norte formaram o reino do baixo Egito, e os do Sul, o reino do Alto Egito. Por volta de 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por um governo centralizado na pessoa do Faraó. Começava a longa história do Egito Antigo, que se estendeu até 525 a.C. 
Os egípcios acreditavam ter recebido dos deuses os conhecimentos e as técnicas da civilização. Sua religião era politeísta. Entre as numerosas divindades contava-se: Rá ou Amon-Rá, Osíris, Ísis e Anúbus. Consideravam o faraó com encarnação do deus Hórus. Havia também numerosos deuses locais, e muitos animais eram  considerados divinos, como o crocodilo, babuíno, o gato e o escaravelho.
Conhecemos muito sobre a vida do Egito Antigo graças às informações escritas em papiros e nas paredes de seus túmulos e monumentos. Existiam três tipos de escrita: a hieroglífica (considerada sagrada e reservada para os templos e túmulos), a hierática (uma simplificação dos hieróglifos) e a demótica (escrita popular usada no comércio). A escrita egípcia foi decifrada em 1822 pelo sábio francês Champollion.
Em meio as areias do deserto do Saara, erguem-se as pirâmides. São construções imponentes, que há cerca de 5 mil anos maravilham o mundo. (...)   
(Adaptado de IONS, Verônica. Egito. Biblioteca de Grandes Mitos e LendasUniversais.1982  )
De acordo com os estudos sobre a Arte Egípcia, julgue os itens das questões abaixo: [ Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO: ]
 1.(    )Em termos de evolução artística, podemos comparar a Arte Egípcia com a Arte Moderna, pois tanto uma quanto a outra era agressivamente convulsiva, e uma técnica se sobrepunha a outra num piscar de olhos.
2.(     )A maior preocupação dos egípcios era garantir uma vida após a morte confortável para seus soberanos, que eram considerados deuses.
3.(     )A religião era o aspecto mais significativo da cultura egípcia. Tudo era orientado por ela.
4.(      )A principal característica da Arte Egípcia foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das igrejas católicas. 
5.(         )A Arte Egípcia concretizou-se, desde o início, nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados juntos aos mortos.
6.(        )A arquitetura egípcia se realizou sobretudo nas construções mortuárias.
7.(       )No Egito, o emprego do ferro e do vidro levou a um excesso de floralismo decorativista, cujo exemplo mais claro são as famosas pirâmides egípcias.
8.(      )A civilização egípcia imitou muito a Arte Cretense, mas a sua arquitetura apresentou traços próprios. Suas construções são longas e retangulares.
9.(      )De acordo com a Lei da Frontalidade, a arte não deveria apresentar uma reprodução naturalista que sugerisse ilusão de realidade.
10.(    )As estátuas egípcias revelavam dados particulares do retratado: sua fisionomia, seus traços raciais e sua condição social.

2 comentários: